segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ordem Geopolítica Mundial

          Uma ordem geopolítica mundial significa uma correlação de forças no plano internacional, ou seja, o equilíbrio mundial de poder entre os Estados nacionais. É a situação de equilíbrio de poder em termos internacionais, no nível das relações – econômicas, diplomáticas e militares – entre os Estados nacionais.

            Segundo alguns autores, uma ordem geopolítica mundial se caracteriza por uma situação provisória de equilíbrio de forças entre os países e é definida pela atuação de uma potência mundial de destaque no poder (ordem unipolar ou monopolar), duas potências (ordem bipolar) ou várias potências (ordem multipolar).




                                                 Velha Ordem Mundial
  

            A Velha Ordem Mundial é caracterizada por dois períodos, um quando a Inglaterra com a primeira Revolução Industrial se tornou a grande potência mundial, e outro o período da ordem bipolar caracterizada pela disputa hegemônica mundial (bélica, econômica, política e cultural).



           Inglaterra a Grande Potência Mundial:


            Com a Revolução Industrial, na Inglaterra, passaram a ocorrer grandes mudanças na relação sociedade-natureza e também transformações significativas no espaço geográfico mundial. Embora a indústria tenha se espalhado para outras partes da Europa e do mundo, a Inglaterra tornou-se a grande potência econômica mundial.

Inglaterra no período da Primeira Revolução Industrial 
















           




            Ordem Bipolar:

           Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética surgiram como os grandes vencedores. A atividade industrial dos Estados Unidos desenvolveu-se muito, e o dólar, a moeda norte-americana, passou a ser mais usada no comércio internacional, substituindo à libra esterlina que era a moeda inglesa. Por sua vez, a União Soviética, apesar de ter sofrido violentas perdas com a guerra, saiu fortalecida no final: o exército soviético, o mais poderoso do mundo naquele momento, ocupava quase a metade do continente europeu. Portanto Surgiu a Ordem Bipolar onde o mundo passou a ser dividido em dois blocos político-militares: o bloco ocidental, ou capitalista, liderado pelos Estados Unidos; e o bloco socialista, liderado pela União Soviética. Essas duas superpotências (Estados Unidos e União Soviética), cada qual com a sua área de influência, passaram a exercer uma grande influência em todo o mundo. Isso originou uma constante tensão entre as duas superpotências conhecida como Guerra Fria.






            Acontecimentos no período da Guerra Fria:


1946 "Corrida Armamentista" Com intuito de proteger os territórios de suas influências e alcançar novas áreas para dispersar suas ideologias, as duas maiores superpotências (Estados Unidos e União das Repúblicas Soviéticas Socialistas) partiram para um crescimento militar de grandes precedentes, desencadeando a corrida armamentista. 




1949 "A criação do OTAN(Organização do Tradado do Atlântico Norte)" Os EUA, já esperando uma futura guerra, literalmente falando, contra a URSS, idealizaram a OTAN, contando com o Canadá e os países da Europa Ocidental, para assim garantir a ajuda de seus importantes e fortes aliados. 

Bandeira da OTAN


1950-53 "A Guerra da Coréia" A Coréia passou a ser controlada pelo poderio militar e econômico dos norte-americanos e soviéticos. Na medida em que se desenvolvia a Guerra Fria, a presença destas duas nações em território coreano instalou a divisão política desse território. Na porção setentrional, formou-se a República Democrática da Coréia do Norte, de orientação socialista e influenciada pelos ditames do regime socialista soviético. Na região sul, a orientação capitalista prevaleceu com a formação da República da Coréia do Sul. Divididos por uma linha situada no Paralelo 38º, esses dois países logo entraram em conflito, objetivando restabelecer a hegemonia dos territórios sob o comando de um único governo. 


1955 "Pacto de Varsóvia" O Pacto de Varsóvia composta por oito países do Leste Europeu: Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia, URSS e República Democrática Alemã, uniu em aliança militar os países do bloco socialista no pós-Segunda Guerra Mundial.



1957 "Corrida Espacial" Entre tantos meios, o desenvolvimento das ciências astronômicas se transformou em um dos mais agitados campos em que essa competição se desenvolveu. Fruto do desenvolvimento da tecnologia militar, a conquista do espaço só foi possível na medida em que foram projetados foguetes capazes de superarem a órbita terrestre.



1962 "Construção do Muro de Berlim" O muro de Berlim foi o marco da separação não só da cidade como do país, em que a Alemanha ficou divida em Alemanha Oriental (influenciada pelos socialistas),e Alemanha Ocidental (influenciadas pelos capitalistas).




1962 "A Crise Dos Mísseis" Ocorreu quando a União soviética implantou mísseis no território Cubano.

                                                   

1964-75 "Guerra Do Vietnã" O Vietnã do norte (socialista) foi apoiado pela China e pela União Soviética, também socialista; e o Vietnã do sul teve uma ditadura financiada pelos Estados Unidos, que visavam evitar a expansão comunista. Entretanto, existia uma forte resistência comunista ao sul e foi a partir dela que a guerra começou.

                                    


1989  "Queda Do Muro De Berlim" A queda do muro de Berlim marcou a unificação alemã e a unificação da capital Berlim.

                                               

        
1991 "Fim do Socialismo e Da Guerra Fria" Em todo o transcorrer da década de 80, a União Soviética enfrentou uma profunda crise, atingindo a política e a economia. Diante dos problemas apresentados, a população soviética ficava cada vez mais descontente com o sistema socialista. A insatisfação popular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda do socialismo no país. Fato que ligeiramente atingiu o Leste Europeu, que buscou se integrar ao mundo capitalista.